Este guia é feito para que possa descobrir as gemas da cidade, ao lado da nossa, quer esteja a visitar a ilha no Inverno ou no Verão. O Funchal está localizado no lado sul da Madeira, o que significa que temos o melhor clima que alguma vez poderíamos ter, por isso aproveite o sol, fique no centro e explore-o a pé. Vale a pena visitar o Funchal, devido à sua localização, clima, os vários eventos durante o ano, monumentos históricos à volta da cidade, a sua cultura e museus, parques e jardins de renome mundial, miradouros surpreendentes para ver o pôr-do-sol, e as praias e piscinas próximas. Vamos conhecer 10 locais e coisas a fazer no Funchal durante a sua estadia na cidade pérola do Atlântico, pelo menos durante dois dias.

Suba ao ''Monte'' de teleférico

Desfrute do seu passeio de teleférico e veja a cidade a afastar-se até ao "Monte". A 600 metros acima do nível do mar, pode admirar a paisagem e a beleza natural do Funchal, a sua orografia e geologia, encostas verdes, montanhas e vales, e o mar como pano de fundo.

Faça um passeio de Toboggan até ao Funchal

Vamos até ao centro da cidade com muita emoção neste passeio inesquecível. O passeio de cesto de vime desce pelas ruas íngremes e é a atração turística mais única da Madeira que não pode perder. O passeio de tobogã é uma tradição antiga entre o povo madeirense, porque os residentes utilizavam-no como meio de transporte para chegar rapidamente do Monte à cidade.

Admire a ''Catedral da Sé''

Espreite o principal templo religioso do Arquipélago, a Catedral da Sé. Apresenta um dos tetos mais bonitos de Portugal, elaboradamente esculpido com madeira da ilha. Este símbolo histórico remonta a 1400, tendo sido classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Quando entra na catedral e se olha à volta, parece que se está a recuar 500 anos, e e redescobrir o passado, rodeado por um um estilo gótico e flamengo, cultura, história, e obras de arte.

Veja os bordados tradicionais da Madeira a serem feitos

Talvez gostaria de saber mais sobre a cultura madeirense, por isso recomendamos que vá ao Bordal, na Rua Dr. Fernão de Ornelas 77. A Bordal é um dos principais fabricantes e exportadores do famoso bordado madeirense. Deve definitivamente ver o artesanato a ser feito e aprender sobre a história do bordado madeirense. Algumas pessoas dizem que começaram a ser feitos por mulheres nobres, como meio de decoração de artigos domésticos, bem como de vestuário.

Visite o exótico Mercado dos Lavradores

O Mercado dos Lavradores é um mercado de frutas, legumes, ervas, flores e peixe que oferece uma atmosfera local movimentada com várias cores à volta e todo o tipo de sons e cheiros. Se tiver tempo, pare aqui e prove alguns frutos típicos e exóticos da Madeira, tais como maracujá roxo ou amarelo, maracujá de banana, maracujá de tomate, tobaibos, pitahaya ou fruta de dragão, papaia e banana da Madeira.

Explore as obras de arte da zona velha

Passeie pelas ruas e praças de calçada do Funchal a leste, especialmente pela Zona Velha, vale a pena visitar se quiser experimentar a autenticidade do Funchal, porque é considerada uma área histórica de grande valor arquitetónico e patrimonial. Através da Rua da Santa Maria encontra a bela arte de rua, algumas delas referindo-se à cultura madeirense, tais como "Amália", uma famosa fadista, pessoas com trajes madeirenses, Cristiano Ronaldo e desenhos das ruas do Funchal. Esta rua tem várias empresas locais, tais como a típica Fábrica de Chapéus, que funciona há mais de 60 anos, ou a ''Fábrica de Botas de Vilão''.

Almoce aqui e prove a "Poncha" (uma bebida alcoólica tradicional) com uma vista magnifica para o oceano num dos muitos terraços nesta zona ou visite este lugar à noite, a vida noturna na Zona Velha é atualmente uma grande atração onde a arte e o entretenimento se encontram.

Visite o jardim mais único e famoso da ilha ''Monte Tropical Garden''

Chegando ao topo, este incrível jardim é localiza-se ao lado da estação do Monte.

Este jardim oriental vale algumas horas do seu tempo, devido à sua área de 70.000 metros quadrados, que é decorada com esculturas asiáticas e jardins japoneses. Viaje até este lugar de contos de fadas e descubra a abundante coleção de plantas exóticas dos quatro cantos do mundo, juntamente com cisnes e patos, que povoam a lagoa central, juntamente com uma cascata.

O Museu Monte Palace apresenta uma exposição, dedicada a esculturas e uma coleção mineral única, entre outras, que deve descobrir por si mesmo. O que torna este jardim único é também a existência de uma grande coleção de painéis de azulejos colocados ao longo das passarelas e entre a vegetação, considerada a mais importante do país, depois da do Museu Nacional de Azulejos.

Passeie ao longo da avenida

Numa tarde quente, é altamente recomendado observar o pôr-do-sol ao longo da avenida "Praça do Povo", que oferece diferentes áreas de lazer, jogos e desporto, bem como bancos de jardim e plantas e flores exuberantes. Leve algo para beber e um lanche, sente-se à beira-mar e desfrute da vida local do Funchal.

Relaxe no Parque de Santa Catarina

Se preferir locais mais calmos, dê um passeio no parque mais bonito e maior do centro do Funchal, o de Santa Catarina com vistas deslumbrantes sobre o oceano e a linha costeira. O Parque de Santa Catarina tem muitas espécies diferentes de flora e um lindo e encantador lago com patos.

Degustação de vinho na adega Blandy's

Perto do jardim municipal do Funchal, este é o melhor local para descobrir o mundialmente famoso Vinho Madeira. A adega do vinho Blandy's, é a 100 melhor adega do mundo de acordo com a revista wine and spirit, devido aos seus velhos e preciosos artefactos que incluem cartas do Sir. Winston Churchill, moedas do banco Blandy's e o lagar de madeira mais antigo da ilha, datado do século XVII. Pode descobrir a história completa sobre como os barris são feitos e o processo de transformação das uvas em vinho Madeira.