Oeste
Observe a via láctea no Paúl da Serra
Há inúmeros lugares na Madeira para apreciar o vasto universo de estrelas e constelações, no entanto o Paul da Serra é um verdadeiro local para fazê-lo.
Este lugar é o maior e mais extenso planalto da ilha da Madeira, com uma altitude média de aproximadamente 1500 metros, e é por isso que, à noite, este lugar é o local perfeito para observar as estrelas e mesmo ao nascer da lua, porque não há obstrução de luz, nem construções, apenas natureza.
De dia, poderá ainda ter a oportunidade de observar o mar tanto do lado norte como do lado sul da ilha, uma paisagem muito única e indicada também para o por do sol, acima das nuvens.
Prove a poncha em Camâra de Lobos
Algumas pessoas chamam-lhe ''a cidade do Churchill'' ou ‘’vila dos pescadores’’. O Primeiro-Ministro britânico trouxe um título a este lugar porque se apaixonou pela cidade, e certamente que o mesmo acontecerá consigo quando lá chegar e se deslumbrar com a magia do lugar.
De fácil acesso e perto do Funchal pode explorar esta pequena aldeia e aproveite para almoçar por lá, há vários restaurantes típicos onde se pode provar a comida madeirense como um local, tal como espetada, prego, milho ou picado.
Diz-se que a origem da poncha data do século XVI em Câmara de Lobos, uma vez que os pescadores necessitavam de se manter quentes nas suas viagens e evitar o escorbuto.
Sinta-se mais perto do céu no Cabo Girão
Este promontório é o segundo mais alto do mundo, e a paisagem que o miradouro do Cabo Girão tem para oferecer é imperdível.
Através de uma plataforma suspensa, deste lugar, é possível testemunhar vistas incríveis sobre as águas cristalinas do Oceano Atlântico e a cidade de Câmara de Lobos, juntamente com grande parte da bela Costa Sul da Madeira.
Depois de visitar o Cabo Girão, se ainda tiver mais tempo para explorar, pode também andar de teleférico por entre alguns dos penhascos mais altos da Europa.
Explore o Parque Florestal do Fanal
No lado norte da Ilha da Madeira, pode encontrar uma misteriosa floresta que remonta ao descobrimento da ilha. O Fanal é um dos lugares mágicos, os ramos retorcidos das grandes árvores centenárias Ocotea Foetens e, por vezes, o nevoeiro juntam-se nesta cena de conto de fadas.
Aqui pode encontrar fauna e flora únicas, vacas passeando livremente, lagoas, miradouros de cortar a respiração e belos passeios, não se esqueça de fazer pelo menos um deles: Vereda do Fanal, Levada dos Cedros.
Este lugar é perfeito para aventureiros e para aqueles que procuram um local tranquilo para relaxar ou fazer um piquenique, há muitas mesas e locais para se reunir com a família e amigos.
Nade nas piscinas naturais do Porto Moniz
As Piscinas Naturais do Porto Moniz são enchidas naturalmente pela água salgada e cristalina do mar.
Este local foi elaborado precisamente para famílias e permite nadar com segurança, explorar os arredores através do snorkeling ou do mergulho, e ficar nas formações rochosas e pequenas lagoas a apreciar a vista ao longo da costa, a apanhar sol e a ouvir o som das ondas do mar.
É ideal para passar um dia de férias para recuperar do trabalho ou para relaxar e beber algo com um amigo.
Admire o miradouro do Véu da Noiva
Não há descrição possível para este lugar mágico, terá de ver com os seus próprios olhos para senti-lo.
Se gosta realmente de apreciar as imponentes cascatas da ilha, mas talvez não esteja a fim de andar longos quilómetros para ver uma, esta bela cascata, conhecida como o Véu de Noiva no Norte é um lugar obrigatório a visitar, pois sendo o fim de um curso de água este corre diretamente pela montanha abaixo e logo depois para o Oceano Atlântico.
Este miradouro é um dos mais incríveis miradouros do lado Norte, pois pode ficar numa plataforma e apreciar o Leste da ilha, que tem vistas maravilhosas sobre as montanhas e o mar, encostas verdes e o céu azul que se fundem com a queda de água.
Pode facilmente combinar o seu passeio do miradouro Véu da Noiva com uma visita à praia do Seixal, às Piscinas Naturais do Seixal e ao chão da Ribeira, a aldeia que competiu para as 7 Maravilhas - Aldeias de Portugal.
Caminhe pela levada das 25 fontes
À procura de paisagens naturais únicas?
O vale do Rabaçal é uma das maiores obras-primas da Mãe Natureza e se estiver a visitar a Madeira pela primeira vez deve fazer um passeio de levada pelo menos uma vez.
Esta levada é o passeio mais famoso e oferece paisagens fascinantes e vales tremendos, cascatas espetaculares, uma floresta de louro infinita, e belas nascentes ao longo dos seus 13 km de caminho. A caminhada pode ser concluída em cerca de 3-4 horas, dependendo de quanto tempo desfruta dos arredores.
Após cerca de 2 quilómetros, chegará a uma bifurcação na estrada. Pode dirigir-se para a Cascata do Risco à direita ou pode seguir a Levada das 25 Fontes até ao fim do percurso. Para a Cascata do Risco são apenas 800 metros em cada sentido e vale definitivamente a pena.
Há muitas cores vibrantes na cobertura exuberante de cada lado do trilho, especialmente quando se chega à Cascata 25 fontes, que é um ótimo local para lanchar ou almoçar.
Este
Visite o parque florestal do Ribeiro Frio, Santana
O parque do Ribeiro Frio é um lugar que seria difícil de descrever numa só frase.
Localizado no nordeste é um lugar único, num vale profundo rodeado de montanhas e florestas perfumadas que oferecem um ambiente agradável. As suas encostas são povoadas por numerosas espécies de plantas, e algumas aves, que também podem ser observadas.
Para quem quer fazer uma caminhada sem se aventurar durante horas, os arredores do Ribeiro Frio são uma recomendação, faça os ''Balcões'', é apenas 45 minutos e no final a paisagem é deslumbrante, avista a cordilheira central da ilha e mesmo ao fundo os seus olhos conseguem alcançar a imponente rocha ''Penha D'águia''.
Faça a levada do Caldeirão verde
Amante da natureza e da aventura? Esta levada foi feita para si!
A caminhada do Caldeirão Verde é uma das melhores caminhadas na Ilha da Madeira com florestas exuberantes, várias cascatas incríveis e super paisagens!
Este conto de fadas num paraíso verde começa na casa das Queimadas e a caminhada demora cerca de quatro horas, especialmente se tiver um bom intervalo para almoço na cascata principal, que fica a meio caminho do trilho.
Esta caminhada é de 12 quilómetros, mas vale o seu precioso tempo na ilha, devido às suas magníficas vistas sobre a aldeia de São Jorge e as imensas montanhas, a cascata de 130 metros e o seu percurso extraordinariamente verde.
Visite as casas típicas de Santana
Quem nunca ouviu falar das famosas casas típicas de Santana? Certamente, todos já ouviram porque é um dos ícones mais conhecidos da cultura madeirense e representa uma parte do nosso património.
Curiosamente, o povo madeirense costumava viver dentro destas pequenas casas, e tinha vários compartimentos, como o sótão, onde se guardavam os produtos agrícolas, e um rés-do-chão, onde se situava a área residencial, dividida em duas partes separadas, a cozinha, e o quarto. Eram feitas de palha da plantação de cereais que servia para as cobrir, e de madeira, porque era um material mais barato.
Sugerimos que faça esta visita a Santana nos fins-de-semana, dado que logo do outro lado da rua existe um mercado de fruta e legumes regionais, que pode ser explorado.
Assista ao nascer do sol no miradouro do Guindaste
Este lugar é o indicado para "os caçadores do nascer do sol" e é um dos melhores lugares para ver o nascer do sol no lado norte, é muito conhecido entre os locais e oferece vistas excecionais das escarpas que percorrem o mar desde o Faial até à Ponta de São Lourenço e do seu lado direito verá a Penha D'Águia, o símbolo da pitoresca vila do Porto da Cruz.
O sol começa a nascer acima do horizonte entre as nuvens do seu lado leste e brilha pelo mar, pelas montanhas, e por todos os arredores com cores amarelas e laranja, proporcionando-lhe belas cenas para fotografia ou apenas para apreciar o início de um novo dia.
Centre
Descubra os arredores do Parque do Santo da Serra
A Quinta da Junta é um excelente parque construído pela família Blandy, mais conhecida pela sua grande coleção de camélias. Explore o parque através das suas muitas caminhadas, em que cada uma delas é especial, onde poderá observar diferentes espécies de árvores e arbustos indígenas e exóticos.
Por entre de uma dessas caminhadas tente encontrar o miradouro com a vista deslumbrante sobre o vale de Machico e a ilha de Porto Santo.
Este lugar é um conhecido espaço público de lazer e recreação com um parque de piqueniques, já visitado pela maioria dos madeirenses, que aproveitam para fazer vários convívios e passar lá o dia.
Procure pelos animais, que estão pelos arredores do seu jardim, e entre eles irá observar pavões, patos, cavalos, servos e veados.
Veja o nascer ou o pôr-do-sol no Pico Arieiro
Acima das nuvens seria a descrição perfeita deste belo lugar, que reflete toda a beleza da ilha em vários cenários. O destaque de um deles é um esplendoroso pôr-do-sol que convida várias pessoas a lá ir para um momento encantador coberto de amarelos, alaranjados e roxos.
Estas cores maravilhosas, dão-nos uma sensação de cortar a respiração, podemos ver as montanhas verdes a aparecer entre elas, como uma exibição de esplendor.
O Pico do arieiro é o terceiro pico mais alto da Madeira e deveras o melhor lugar para romantismo. Procure um dia ensolarado e testemunhará um manto de nuvens debaixo de si, o que é muito fascinante se for a primeira vez que vê.
Admire a vista do Parque Ecológico do Funchal
Qual é a vista mais deslumbrante que pode ter da grande cidade do Funchal?
Localizado a uma altitude de 1.129 metros, antes mesmo de entrar no parque há um miradouro chamado Pico Alto é uma das melhores escolhas que poderá fazer, juntamente com o miradouro dentro do Parque ecológico do Funchal, que possui umas mesinhas ideais para lanches.
Aqui já foram vistas mais de 30 espécies de aves e a flora é bastante variada, com destaque para as espécies endémicas. No entanto, este local natural não é apenas sobre os miradouros, mas também um espaço de lazer onde o relaxamento e o entretenimento se juntam, tem uma grande área a explorar, locais para fazer um churrasco e as crianças têm muito espaço para brincar rodeadas de exuberantes montanhas verdes.
Saiba mais sobre as grutas de São vicente
A cultura, o conhecimento e a beleza harmonizam-se neste passeio juntamente com 890 mil anos de história dentro destas grutas, cujas, possuem estalactites vulcânicas, e pequenos lagos cristalinos.
Este lugar lúdico pretende dar a conhecer o nascimento da Terra, e aqui ficará impressionado por saber que estas grutas foram formadas por uma erupção vulcânica, que ocorreu no Paul da Serra.
O Centro de Vulcanismo é também uma excelente visita complementar às Grutas de São Vicente, tornando-as um exemplo da formação geológica da ilha. No Centro existe um pavilhão onde se exibe uma mostra audiovisual, com a recriação da evolução geológica das grutas, a encenação da erupção de um vulcão, e a simulação do nascimento da ilha.
Explore a zona da Ponta do Garajau
O miradouro do Cristo Rei é localizado na Ponta do Garajau, e é deveras um local perfeito para experimentar várias atividades com a sua família ou amigos.
Desça as escadas do miradouro e estará noutra dimensão, delicie-se com a magnífica vista sobre o Funchal e Desertas e sinta a serenidade e o silêncio à sua volta.
Este local é também conhecido pela sua importante reserva natural, que se encontra numa pequena parcela existente na sua base oriental, cujo local é intitulado como o melhor da Madeira para fazer snorkeling. Em direcção à Praia do Garajau, o percurso está interligado por um teleférico, em que pode descer a falésia com vista para a praia, onde se podem observar várias aves marinhas. Lá em baixo, desfrute das águas cristalinas para nadar, mergulhar ou fazer stand up paddle.
Vá até à pitoresca vila do Curral das Freiras
Acolhida numa vasta montanha a mil metros de profundidade, a pequena aldeia do Curral das Freiras é uma das jóias escondidas da Europa e o lugar mais majestoso do Atlântico.
Situada numa depressão semelhante a uma cratera e rodeada de altas montanhas, o nome deste lugar remete para 1566, quando freiras do Convento de Santa Clara, no Funchal, procuravam refúgio neste local remoto enquanto piratas franceses atacavam e saqueavam a sua cidade.
Bem no extremo nordeste, o miradouro da Eira do Serrado é um ponto de passagem obrigatório, com uma altura estonteante de 1.053 metros acima do Curral das Freiras. É um lugar verdadeiramente inspirador e tão alto como as nuvens para se ter uma noção da cidade tal como um drone.
No primeiro de novembro acontece a festa popular da castanha, um importante produto agrícola regional, uma oportunidade para provar as iguarias e derivados deste fruto seco: castanhas assadas, licores, bolos e biscoitos.